Chegamos ao oitavo capítulo e já muito foi dito sobre Emerita Augusta. Restam contudo detalhes que importa referir pela sua importância e cunho histórico.
Partimos já para as imagens e respectivas legendas:
A Muralha da Alcaçova e o Dique Romano
Podemos observar nas imagens um extenso pano da muralha com as sua suas Torres defensivas. Rezam as crónicas que seriam ao todo 25 Torres. Na base da muralha e encostados à mesma, distinguem-se perfeitamente os contrafortes do Dique romano que defendia a cidade do avanço das águas do rio Guadiana.
A Ponte Romana
Apresentamos imagens captadas sobre vários ângulos da Ponte e do rio Guadiana que ela atravessa. Podemos ficar com uma ideia da extensão da mesma observando as perspectivas do piso.
O rio Guadiana
As margens do rio albergam excelentes parques
A MORERIA
Denominava-se Morería o Bairro existente no interior da cidade Cristã, habitado pelos Mouros.
Em Mérida, dada a extensão da Morería ( 12.000 metros quadrados ) e a sua localização, foi estudada uma técnica arquitectónica que permitiu construir sobre as ruínas e as escavações que ainda estão em curso.
A Ponte Pedonal
Muito próximo da Moreria foi construída uma ponte pedonal. Embora o seu interesse histórico seja diminuto, decidimos colocar aqui imagens na medida em que esta ponte tem grande interesse permitindo o acesso às ruinas do XENODÓQUIO que, por falta de tempo, não conseguimos visitar
Ufa... Mérida tem dado o seu trabalho mas ao mesmo tempo um trabalho que tem dado muito gozo porque gostamos muito do que fazemos. O Próximo capítulo será a despedida com algumas imagens de monumentos históricos e de detalhes da Mérida moderna, que é também bem interessante e acolhedora. Amanhã voltaremos. Fiquem bem.
BOM. Fico a aguardar o último capítulo.
ResponderEliminarSe tudo correr bem, termino amanhã. obrigado pelos teus comentários sempre up date. Abraço.
Eliminar