Pela simples razão de ter grande proximidade com um solar onde foram encontrados vestígios de objectos relacionados com o culto a Mitra foi decidido designá-la como:
CASA DEL MITREO
Os investigadores relacionaram até o edifício com um possível Santuário Mitraico contudo, dada a escassez de dados que pudessem confirmar esta hipótese tudo leva a pensar que terá sido uma "DOMUS" ( casa senhorial ).
A Casa situada no exterior da cidade e construída nos finais do Séc.I ou início do Séc.II apresenta pinturas e mosaicos ( alguns conservados no museu da cidade ) que permitem reflectir sobre a riqueza e posição social do proprietário.
A planta da casa permite distinguir zonas cobertas e zonas abertas ao exterior bem como espaços dedicados exclusivamente à família e outros para os convidados. Cisterna e Termas com zonas de banhos fariam também parte do edifício.
Seguem as imagens. Basta clicar para abrir todas as fotos.
Revestimento com azulejos
Revestimento com azulejos
outra perspectiva dos espaços
acesso às termas e aos banhos
acesso às termas e aos banhos ( perspectiva )
as escavações continuam ao ar livre
Novas termas a serem descobertas
Esperamos que esta descrição não vos motive a procurar um espaço destes para habitar Mas que seria invejável naquela época... ai isso seria.
Chegou a hora de dizer até amanhã. Devagar... devagarinho a nossa reportagem sobre Mérida vai-se aproximando do final. Deixando de fora a Basílica de Santa Eulália, que merece tratamento individual, pensamos terminar nos próximos dois capítulos.
Fiquem bem.
BOM
ResponderEliminarObrigado Zé Mendes.
Eliminar