Hoje, terceira edição, reservamos o espaço para falarmos sobre o abastecimento de água focado nos aquedutos e descrevermos o que é o Circo e que actividades lá se desenvolviam.
Os Aquedutos
Um dos principais problemas que surgiram no início da planificação da cidade teve a ver com o abastecimento de água para fornecimento a toda a população e também para abastecimento das indústrias a instalar.
Dois sistemas foram empregues: por um lado construíram-se barragens e por outro canalizaram-se diversas nascentes dirigindo em ambos os casos as águas para a cidade.
Todas as condutas seguiam as curvas de nível das zonas que atravessavam até chegarem a Mérida onde a água era distribuída por torres ( Castellum Aquae ) até aos mais diversos pontos do núcleo urbano através duma complexa rede de canalizações.
Imagens dos Aquedutos:
Aqueduto de San Lázaro ( só existem estes três pilares e os dois arcos )
As Cegonhas não escolheram nada mal para se instalarem
Aqueduto dos Milagres
O CIRCO
Provavelmente construído nos primeiros anos do Séc. I d.c. logo após a construção de Mérida o Circo, com as suas competições ( corridas de quadrigas, entre outras ) suplantava em interesse e entusiasmo do público todas as outras actividades lúdicas.
Os espectáculos eram habitualmente financiados por personagens pertencentes às classes dirigentes com a finalidade de comemorar algum evento com características eleitorais ou de propaganda.
Dada a sua extensão ( 400 X 115 Metros ) e capacidade ( 30.000 espectadores ) o Circo é o maior de todos os edifícios para espectáculos, construídos em Mérida, e um dos mais importantes de todo o Império.
É um dos poucos exemplares do seu género cuja planta pode ser apreciada na sua totalidade.
De referir que as filmagens das corridas de Quadrigas que figuram no filme BEN-HUR e outros foram realizadas neste local.
Seguem as habituais imagens:
maqueta existente no centro interpretativo anexo ao Circo
outra perspectiva da maqueta
Perspectiva do Circo
Ruínas das bancadas
outro ângulo
painel representativo das filmagens de Ben-Hur existente no centro interpretativo
painel representativo de outras actividades
Assim chegamos ao final dos temas que reservamos para hoje mas, a Saga continua pois Mérida tem ainda muito para contar e nós cá continuaremos a divulga-la privilegiando mais as imagens que a escrita pois é nas imagens que mais nos focamos.
Fiquem bem e... atentos.
Obrigado. Abraço.
ResponderEliminar