Iniciamos hoje o relato da viagem que fizemos a Mérida ( Emerita Augusta ) considerada a melhor e mais bem conservada cidade romana da Península Ibérica.
Fundada no ano 25 a.c. pelo Imperador Octávio Augusto, Mérida ( Emerita Augusta ) teria sido criada para recolher os soldados veteranos das legiões V e X que lutaram contra os povos Cantábricos e Asturianos.
O crescimento da cidade ao longo dos anos tornou Emerita Augusta num importante núcleo populacional com grande importância económica e comercial o que veio a convertê-la na Capital da província romana da Lusitânia.
Ao longo dos séculos foram grandes as vicissitudes por que passou, tendo entrado em forte declínio na época das invasões árabes que ditaram a sua perda de importância e subsequente destruição.
Cidade da Estremadura espanhola a Mérida de hoje pode orgulhar-se de ter um dos mais belos, bem conservados e completos núcleos romanos do mundo, declarado Património da Humanidade, pela Unesco. em 1933.
Decidimos subdividir e tratar esta reportagem pelos seguintes temas: Teatro romano, Anfiteatro romano, Circo, Aquedutos, Forum, Alcáçova, Casa do Mitreo, Columbários, Moreria e Santa Eulália.
TEATRO ROMANO
O Consul Marco Agripa foi o promotor da sua construção em Emerita Augusta e, segundo se deduz das inscrições que existem por cima das portas de acesso à zona da orquestra, teria sido inaugurado entre os anos 15 a 16 a.c.
O início da escavação em 1910 descobre a sua monumentalidade e torna-o no marco fundamental da arqueologia de Mérida.
Após o seu restauro voltou a ter a sua função original e desde 1933 aí se realiza o Festival de Teatro Clássico.
Vamos às imagens:
Colunas que ladeia as vias de acesso
Via de acesso ao Teatro
Jardins anexos ao Teatro
Perspectiva
Um dos vários túneis de passagem no local
Detalhes do teatro
detalhes do Teatro
frontaria do teatro com a boca de cena
Esculturas
O capítulo Teatro fica por aqui. Na próxima edição falaremos sobre o Anfiteatro onde se realizavam os combates dos gladiadores e as lutas com as feras. Tentaremos publicar já amanhã. Fiquem bem e... atentos.
Sempre bom. Gostei
ResponderEliminarObrigado Zé Mendes. Pena as fotos não revelarem metade da beleza e imponência do que se vê lá no sítio.
Eliminar