terça-feira, 23 de outubro de 2018

BASÍLICA de SANTA EULÁLIA de MÉRIDA ( 01)


Segundo os investigadores terá sido o primeiro templo cristão erigido em Espanha após a realização do tratado de paz com o Imperador Constantino.
Edificada em memória da da mártir Eulália de Mérida converteu-se no início da idade média em lugar de peregrinações que chegavam desde o Ocidente ao norte de África.

Erigida, para além dos muros da cidade antiga é uma imponente construção, originalmente levantada no Séc. IV sobre o túmulo funerário de Santa Eulália e nas imediações do local onde segundo a tradição a menina mártir teria sido imolada.

O templo actual foi erigido no Séc. XIII , após a reconquista de Mérida aos árabes, por Afonso IX, sobre a planta da Basílica original e reaproveitando alguns dos seus materiais.

Vamos às imagens:

Aspecto exterior da Basílica





Imagem do chamado "Fornito".  Pequena construção que segundo a tradição estará exactamente no local onde a jovem Emeritense teria sido martirizada. É local de oração sempre que as portas da Basílica se encontram fechadas.



No ano de 1990 obras de remodelação puseram a descoberto vários vestígios arqueológicos no subsolo da sua cripta.
O espólio encontrado foi do maior interesse na medida em que forneceu inúmeras indicações sobre a forma de vida que teve lugar no local bem como ajudou a comprovar dados históricos que apontavam para o facto de Santa Eulália ter sido ali enterrada.
Parte dos vestígios encontrados podem considerar-se verdadeiras relíquias da mártir.

Seguem imagens:





Local onde foi encontrado o túmulo de Santa Eulália

Outra perspectiva do lugar onde foi encontrado o túmulo da Santa

A história desta Basílica vai continuar. Há bastante mais dados para vos transmitir nos próximos capítulos. Até lá. Fiquem bem.

1 comentário: