domingo, 14 de outubro de 2018

EMERITA AUGUSTA - Mérida (04)


Nesta quarta edição vamos utilizar essencialmente a imagem pois que os textos pesquisados são pouco conclusivos no que respeita à datação e função dos elementos em causa. Iremos abordar os Forums, o Templo de Diana e o Arco de Trajano.

Vamos de imediato às imagens:

Os FORUMS

Designava-se Forum a principal praça pública das cidades romanas e, ao que conseguimos apurar teriam sido dois os Forums existentes em Emerita Augusta. 
Um onde se encontravam os edifícios públicos dedicados à administração da província e outro municipal.

Pórtico de acesso ao Forum


Estátua de Julio César Augusto

Estátua presente no Forum

Estátua presente no Forum

Templo de DIANA

A exemplo da nossa cidade de Évora, também Mérida tem o seu Templo de Diana. Trata-se do mais antigo dos edifícios romanos da cidade e por certo o único exemplar de arquitectura religiosa que perdurou nm estado de conservação aceitável.
No que conseguimos apurar teria sido construído em finais do Séc. I a.c. ou início do Séc. I d.c. ainda na época do Imperador Augusto.



Verifica-se que este templo de Diana tem grandes parecenças com o que existe na cidade de Évora

ARCO de TRAJANO

Com 15 metros de altura a sua denominação assenta na tradição popular Emeritense. 
Encontra-se situado Kardo Maximus, via principal da cidade romana que a atravessava de norte a sul e daria possivelmente acesso a um espaço sagrado dedicado ao culto imperial.


Perspectivas do Arco de Trajano

Mais uma edição terminada. Na próxima abordaremos a Alcáçova, extensa e imponente fortaleza  construída pelos árabes durante as invasões. Até lá. Fiquem bem.



2 comentários: