Caracterizando melhor todo o espaço envolvente diremos que o acesso ao Santuário é relativamente íngreme a já próximo da igreja, dispostas ao longo do mesmo, apresenta uma via sacra com oito capelas representado a vida de Cristo e da Virgem.
Centrado no largo fronteiro à igreja existe um Cruzeiro e nas áreas laterais há dois edifícios com funções diferentes. Um serve de depósito para as ofertas dos peregrinos e o outro que teria servido de local de pernoita dos romeiros, alberga hoje um museu etnográfico e de arte sacra da Confraria de Nossa Senhora da Abadia.
Nas imediações existe um parque de merendas e pode também admirar-se a gruta onde Frei Lourenço e o seu companheiro encontraram a imagem ali escondida pelos antigos eremitas.
Não podemos fechar esta segunda e última edição sem vos dizer que no interior da igreja merece destaque o belo altar-mor com as suas imagens, os altares laterais muito bem cuidados e o magnífico orgão de tubos.
Vamos às imagens:
Mais uma reportagem terminada. Esperamos que tenha sido do vosso agrado. Pela nossa parte continuaremos a dedicar algum do nosso tempo à fotografia e à descoberta dos locais históricos do nosso país e não só. Voltaremos em breve. Fiquem bem e... atentos.
Gostei. Vamos ver a próxima.
ResponderEliminarExcelente reportagem escrita neste Blogue. Vale a pena ver.
ResponderEliminar