O Mosteiro ( Continuação )
Apesar de todas as vicissitudes é possível ainda identificar na quinta, situado junto à igreja, um vasto conjunto de elementos arquitectónicos pertencentes à estrutura do antigo mosteiro gótico.
Antes das demolições efectuadas em 1844 o Convento desenvolvia-se para o lado sul da igreja e encontrava-se ligado a esta por uma porta lateral, tendo essa ligação desaparecido durante demolições efectuadas nos anos 30 de Séc. XX.
Documentos referem que o Mosteiro estaria rodeado por uma forte muralha e disporia de mais três torres para além da existente. Os vestígios de uma destas torres ainda são visíveis na Quinta do Mosteiro, junto à cabeceira da igreja.
Seguem as imagens:
Desde 19 de Maio até 16 de Dezembro deste ano encontra-se no Mosteiro, patente ao público diariamente, uma exposição denominada " MONASTERIUM KM 234 " dedicada aos Peregrinos de Santiago e à Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, hoje Ordem de Malta.
Disponibilizam visitas guiadas. Aconselhamos vivamente uma visita a todos aqueles que se interessam por esta época da história de Portugal.
A próxima edição será dedicada à IGREJA-FORTALEZA de Santa Maria que, como já referi atrás, muitos confundem com o verdadeiro Mosteiro de Leça do Balio. Fiquem bem e... atentos.
Muito bom
ResponderEliminar