Antigo mosteiro fundado no início do Séc XII, foi transformado em Santuário de Nossa Senhora da Abadia entre os Sécs. XVII e XVIII num local, onde segundo a lenda, teria aparecido uma imagem da virgem há muito desaparecida devido ao facto de ter sido escondida pelos eremitas durante a invasão árabe.
A dita imagem acabaria por ser encontrada junto a uma gruta, num penedo da montanha, por Frei Lourenço e seu companheiro Paio Amado após o aparecimento duma luz misteriosa que indicava o lugar onde a imagem se encontrava.
Ao longo de muitos anos foram os Monges que viviam no Mosteiro de Santa Maria de Bouro que cuidaram da manutenção e deram relevo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Hoje o Templo é mantido pela paróquia de Santa Maria de Bouro.
Vamos às imagens:
Fachada da Igreja
O Brasão
Varanda ornada de azulejos renascentistas onde se celebra missa para fiéis e romeiros nas festas da Assunção
Perspectiva do alçado lateral da igreja
A gruta onde se encontra a imagem da Virgem
Outra perspectiva da gruta
Nave principal de igreja
Nave principal e laterais
Terminamos aqui esta primeira edição. Publicaremos amanhã uma segunda edição com mais algumas imagens captadas neste local emblemático do Concelho de Amares. Fiquem bem.
Bom . Sempre coisas novas para divulgar.
ResponderEliminarSabes Zé, o Blogue é um bom passatempo e às vezes apetece mais divulgar um assunto do que colocar aleatóriamente fotos dispersas nas páginas. Acontece que há alturas em que há mais material para divulgar e eu gosto disso.
EliminarExcelente reportagem parabéns
ResponderEliminarExcelente reportagem parabéns
ResponderEliminar