quinta-feira, 20 de setembro de 2018

MOSTEIRO e IGREJA de LEÇA do BALIO - (01)


O MOSTEIRO ( um pouco de história )

Situado no lugar de Recarei junto ao rio Leça o Mosteiro já existiria no Séc. X.

No Séc. XII D. Teresa faz a doação do Mosteiro à Ordem militar-religiosa dos cavaleiros Hospitalários que aqui estabelecem o seu primeiro quatel-general em território português. Em 1140, D. Afonso Henriques amplia a doação concedendo ao Mosteiro Carta de Couto com jurisdição sobre um território alargado.

Com características vocacionadas para a Cruzada e a Guerra santa o Ordem do Hospital, organização internacional, tinha como missão principal dar assistência e protecção aos peregrinos bem como integrar acções de combate aos muçulmanos.

Dada a sua posição geográfica privilegiada, o Mosteiro viveu vários momentos importantes da história de Portugal. Ali passou Afonso Henriques e Sancho I. Ali se albergaram Nuno Álvares Pereira e a rainha Santa Mafalda e ali casaram D. Fernando com Leonor Teles em 1372.
Ao longo dos anos, desempenhou importante papel na assistência e no apoio aos peregrinos que se encaminhavam para Santiago de Compostela.

Com a abolição em 1834 do Baliado de Leça devido à extinção das ordens religiosas, o Mosteiro,  com exclusão da igreja, foi vendido em hasta pública e entrou em decadência a caminho da ruína.

Como nem sempre o que é mau prevalece, já no Séc. XX é adquirido pelo Engº. Ezequiel de Campos que ali promoveu profundos trabalhos de requalificação e restauro, transformado-o durante anos na sua residência particular.

Actualmente o Mosteiro com os terrenos envolventes são pertença da empresa LIONESA existindo já planos para a requalificação de todo o local com protocolos envolvendo a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lionesa. 
Sisa Vieira e Cidónio Pardal ( arquitecto paisagista ) estão já trabalhando em todo esse projecto.

Vamos às nossas habituais imagens:












Por aqui ficamos hoje. Mais uma edição concluirá a reportagem sobre o Mosteiro e numa terceira edição daremos início às imagens que colhemos na Igreja-Fortaleza de Santa Maria. Quase toda a gente a confunde com o Mosteiro, sem que nada tenha a ver com ele.
Fiquem bem.

2 comentários: