Visitamos este Santuário situado na freguesia de Quintela, Município de Sernancelhe.
A história da Lapa começa em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa, trazida para aquele local por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma pedra muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, exceto quem tiver pecado grave. A lenda tomou proporções nacionais e, sem demoras, surgiram as primeiras construções naquele local.
Alguns anos mais tarde, e já sob a orientação dos jesuítas, foi construída a atual Igreja, que ficaria concluída no ano de 1635, no exato local onde a Pastorinha Joana descobriu a imagem de Nossa Senhora.
Reza também a lenda que a Pastorinha Joana, que seria muda, teria recuperado a voz por milagre concedido pela Santa.
A preponderância da Lapa foi reconhecida também pela coroa que, em 1740 lhe conferiria o estatuto de Vila, que manteria durante 145 anos.
A Lapa é hoje Aldeia de Portugal.
Como todos já sabem este Blogue vive de imagens captadas pelas nossas objectivas portanto, sem mais delongas, vamos a elas:
Neste primeiro capítulo optamos por apresentar imagens da Aldeia. No próximo segundo capítulo divulgaremos imagens da Igreja, Altares e da famosa Gruta.
Fiquem bem e... atentos.
Muito bom. Parabéns
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminar