Sendo este Blogue essencialmente fotográfico mas atendendo à importância destas duas figuras nacionais não resistimos a descrever em poucas palavras a viagem épica a que se propuseram:
Foi em 30 de Março de 1922 que, pelas 7.00 horas, teve início a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, inserida nas comemorações do 1º Centenário da Independência do Brasil e protagonizada por dois Heróis nacionais. Sacadura Cabral (Piloto aviador) e Gago Coutinho (Navegador ).
A bordo de um Hidrovião Fairey III MK II, monomotor equipado com motor Rolls-Royce partiram à aventura.
Imprevisivelmente a viagem sofreu dois acidentes inesperados que obrigaram à substituíção de dois aparelhos e consequentemente atraso na chegada ao destino.
No dia 5 de Junho do mesmo ano chega então o terceiro aparelho Fairey FIII - D o qual foi batizado com o nome de Santa Cruz pela esposa do Presidente do Brasil em exercício, Epitácio Pessoa, dando-se então reinício à viagem que os levou a bom porto. Chegaram ao Rio de Janeiro no dia 17 de Junho do mesmo ano, onde foram entusiasticamente aplaudidos e aclamados como Heróis. Tinham realizado a 1ª travessia do Atlântico Sul com auxílio unicamente da navegação astronómica.
Tinham em realidade voado 8.383 quilómetros em 62 horas e vinte e seis minutos num Hidrovião cuja velocidade de cruzeiro se cifrava em 115 Kms/Hora.
Chega de texto. Vamos às imagens:
O Santa Cruz que chegou ao destino programado.
Artur de Sacadura Freire Cabral, piloto aviador, ( 1881 - 1924 ) / Carlos Viegas Gago Coutinho, navegador, ( 1869 - 1959 )
Hidrovião Santa Cruz. Este monumento comemorativo, encontra-se no Cais da Princesa, Jardim da Torre de Belém.
Terminamos desta forma mais uma das nossas reportagens fotográficas que nos deu muito prazer efectuar. Tanto quanto sabemos o Museu de Celorico da Beira, aqui referido, terá uma vida efémera pelo que, a breve trecho será encerrado. Aguardamos notícias sobre o que acontecerá ao espólio que lá se encontrava exposto.
Esperando que tenham gostado de mais este nosso trabalho fotográfico despedimo-nos com a frase do costume:
Fiquem bem e... atentos.
Excelente trabalho.
ResponderEliminar