terça-feira, 22 de novembro de 2022

LA Alhambra - Granada, Espanha (02)

 Ao dar início ao segundo capítulo dedicado à Alhambra de Granada não poderemos deixar de fazer uma chamada de atenção para o Quarto Dourado, por se tratar do local onde habitualmente o Rei recebia as visitas.


Fachada do quarto dourado

Continuando, seguindo uma visita programada, vamos encontrar a Sala dos Reis. Trata-se de um grande vestíbulo que ocupa toda a parte oriental do Páteo dos Leões. Este espaço contém no seu interior três Alcovas retangulares com falsas abóbadas em couro, pintadas por artistas Cristãos.
A pintura central que dá nome à sala, representa dez personagens que, segundo as hipóteses mais credíveis, referem os dez primeiros reis da Dinastia Nasrid. Há sérias probabilidades de ser o local onde teriam lugar as festas familiares.

Sala dos reis

Pinturas nas abóbodas das alcovas

Pintura representando os 10 primeiros reis da Dinastia Nasrid

Decoração da abóboda da sala dos reis

Tomando a direção do Palácio dos Leões vamos encontrar a fantástica Sala das Abencerragens. Um nome bem estranho para designar a Alcova do Sultão. Quarto privado, sem janelas, com as paredes ricamente decoradas e abóboda indescritível com elementos imitando estalactites.
Dispensam legendas:





Tomamos finalmente uma das arcadas exteriores que nos levou ao Palácio dos Leões. Entramos. Ficamos de tal maneira impressionados que não demos mais um passo.

Palácio dos Leões, arcada.

Palácio dos Leões, perspetiva.

Palácio dos Leões, perspetiva.

Esperando que estejam a gostar da reportagem, por aqui ficamos hoje. Voltaremos amanhã.
Fiquem bem e... atentos


















Sem comentários:

Enviar um comentário