Considerado um dos mais importantes museus europeus consagrados à cultura romana, o Museu de Arte Romana de Mérida existe à mais de 175 anos mas encontra-se agora num moderno edifício projectado por Rafael Moneo ( prémio Pritzker ) inaugurado em Setembro de 1986.
Construído com materiais simples como o tijolo, o edifício assenta a sua arquitectura em arcos, estrutura utilizada de forma hábil pelos romanos em construções de aquedutos e arcos triunfais que se encontram na própria cidade e que resistiram até à actualidade.
Ao contrário de outras reportagens fotográficas que já aqui publicamos, esta é na realidade assente essencialmente nas imagens captadas. O número de peças retratadas é tal que se tornaria numa tarefa gigantesca legendar ou escrever algo sobre todas elas.
Muito ficou por registar mas pensamos que esta mostra será suficiente para motivar todos aqueles que gostam da história a prepararem uma visita a Mérida. É esse o nosso verdadeiro objectivo.
Vamos às imagens deste 1º capítulo
( Convém abrir as imagens para as apreciar em maior dimensão )
( Convém abrir as imagens para as apreciar em maior dimensão )
Ficamos por aqui hoje. Dada a grandiosidade deste museu e a beleza das peças, seguir-se-ão mais 6 capítulos. Fiquem bem e... atentos.
Sempre bom.
ResponderEliminar