Dando por terminada a nossa visita ao Mosteiro saímos para o exterior ao encontro da Praça 25 de Abril, airosa e com uma dimensão tal que permite observar sem dificuldade todo o enorme complexo deste Mosteiro/Abadia.
Olhamos pela última vez os belos detalhes da fachada da Igreja e regressamos pelo mesmo caminho que nos deu acesso, fazendo uma pequena paragem frente à entrada do dormitório que se encontra com obras de restauro.
Seguem as imagens:
Pormenores da fachada da Igreja
Detalhe da fachada
Detalhe da fachada
As torres sineiras
Fachada do Mosteiro
Perspectiva da Praça 25 de Abril
Fachada do dormitório
Ao fundo o Claustro do Rachadoiro.
Antes de fecharmos esta reportagem colhemos algumas informações que vos podem ser úteis. Algumas estruturas do mosteiro carecem de restauro, nomeadamente uma das torres sineiras. O dormitório cuja fachada e porta de entrada se podem observar nas duas últimas imagens está já com obras em curso. O Claustro do Rachadoiro, que ameaça ruína, parece ter sido vendido a uma empresa privada que ali pretende construir um Hotel de Charme. Esperemos para ver!!!
Aqui nos despedimos. Até breve. Fiquem bem.
Final com esperança. Um abraço
ResponderEliminarA ver vamos se a esperança se concretiza. Ponho muitas reservas ao plano. Ver o que se passa aqui ao lado e comparar connosco é mera ilusão. O IPPAR teria que ir fazer um MBA para Espanha mas nem para isso deve haver dinheiro.
ResponderEliminar