quinta-feira, 15 de novembro de 2018

SÉ CATEDRAL de BRAGA - (04)


Com este quarto capítulo terminamos esta reportagem fotográfica dedicada à Sé de Braga, considerada a mais antiga do nosso país.
Não há muito a escrever sobre este tema pois que, para sermos precisos e concisos, tornar-se ia fastidioso e descaracterizado um Blogue que se quer essencialmente fotográfico. 

Terminamos com as imagens das capelas exteriores, a Capela de São Geraldo e a Capela de Nossa Senhora da Glória também conhecida por Capela dos Reis por nela se encontrarem os túmulos de Dona Teresa e do Conde D. Henrique de Borgonha, pais de D. Afonso Henriques primeiro Rei de Portugal.

Em muitos de vós por certo ficará a vontade de ir mais além na pesquisa o que aconselhamos vivamente. 
Na Internet não faltam textos muito completos e minuciosos prontos para prestar qualquer esclarecimento e tirar quaisquer dúvidas acerca deste fantástico monumento nacional.

As imagens de hoje terão algumas legendas de apoio que nos parecem pertinentes, ei-las:

Anexo à Capela da Piedade existe este Estandarte indicativo do local onde repousam outros Arcebispos que passaram por Braga

Perspectiva do local onde repousam, entre outros, D. Manuel Vieira de Matos e D. Francisco Maria da Silva



Perspectiva do Claustro

Perspectiva dos jardins do claustro



Túmulo do mártir São Pedro, Apóstolo de Santiago que se encontra num dos corredores do claustro

No pátio de São Geraldo e anexo à Capela do mesmo nome encontra-se este Absidíolo romano, provavelmente o único vestígio que resta da primeira Sé aqui instalada.

O Pelourinho de Braga ( no pátio de São Geraldo )

Vestígios arqueológicos

Vestígios arqueológicos

Pátio de São Geraldo e a respectiva Capela

Fachada da Capela de São Geraldo

Já no exterior da Sé, próximo a uma entrada lateral para os Claustros, encontramos a Capela de Nossa Senhora da Glória ou Capela dos Reis

Chegamos ao fim desta visita. Muito fica dor dizer e mostrar mas pensamos ter aqui deixado a mensagem principal. Se não conhecem, visitem. Se já conhecem... nunca é demais lá voltar.
Fiquem bem... com o nosso até breve.





3 comentários: