sexta-feira, 9 de novembro de 2018

SÉ CATEDRAL de BRAGA - (01)


Damos hoje início à reportagem fotográfica que realizamos durante uma visita que fizemos a esta belíssima e histórica Catedral. Atravessamos o Arco da Porta Nova rápidamente encontramos o acesso ao edifício

A história confirma a existência da Sé desde o ano de 400. e tudo indica que o actual edifício se encontra construído sobre as fundações dum antigo templo romano conforme testemunha uma pedra votiva, na parede leste e o que resta dos muros duma posterior basílica paleocristã.

A obra da actual Sé teve início com o Bispo D. Pedro ( 1070 - 1093 ) e sofreu continuamente alterações promovidas pelos seus sucessores os quais sempre pretenderam deixar ali também a sua marca. Assim, do edifício original pouco mais resta do que o projecto geral e alguns elementos de cariz decorativo.
No subsolo da capela-mor encontram-se vestígios arqueológicos do templo primitivo paleocristão e alto medieval.

Na Capela dos Reis, edificada por ordem do Arcebispo de Braga D. Lourenço Vicente em agradecimento à virgem pela vitória das armas portuguesas na Batalha de Aljubarrota, encontram-se os túmulos em estilo gótico dos pais de D. Afonso Henriques:
O Conde Henrique de Borgonha, sua esposa Teresa de Leão e D. Lourenço Vicente.

Vamos às imagens:

Arco da Porta Nova

Detalhes do Arco

Fachada principal da Sé

As torres sineiras

A nave central da Sé

Altar e Capela-Mor


Detalhes do Altar

Detalhes da Capela-Mor

Detalhes do tecto da Capela-Mor

Por hoje ficamos na Capela-Mor. Brevemente publicaremos o segundo capítulo. Fiquem bem.

2 comentários: