Entramos hoje na Casa. Para lá da porta do alpendre vamos encontrar um belo corredor onde se vislumbram de imediato pinturas e obras de arte de grande valor pertencentes às colecções do escultor.
Uma porta à esquerda franqueia-nos o acesso à parte intima da casa onde encontramos o quarto de António Teixeira Lopes, o seu escritório e uma bela zona de estar.
Toda esta área se encontra também repleta de belíssimas peças que não deixam ninguém indiferente.
Saíndo deste local e tomando de novo o corredor vamos ter acesso ao Salão. Aqui, onde existe um palco aconteciam ao tempo de Teixeira Lopes espectáculos de vária ordem com a presença de artistas de renome mundial ligados à música, ao canto, à poesia e ao teatro.
Hoje em dia, e não raramente, acontecem neste salão eventos vários normalmente organizados pela direcção do museu ou pelo município de Vila Nova de Gaia.
Vamos então às imagens de hoje:
O corredor de acesso à zona íntima e ao salão
Detalhes da zona íntima
Detalhes da zona íntima
O escritório
Pormenores do escritório
No escritório existe este quadro, oferta do rei D. Carlos, devidamente dedicado e assinado
Vista da sala de estar
Cama com dossel, no quarto
Outro ângulo do quarto
Uma perspectiva de conjunto
Um recanto do salão
O salão ( vista do conjunto). Uma das portas ao fundo servia de entrada aos artistas e a outra comunicava directamente com a casa dos pais de escultor.
Por aqui ficamos hoje. Na próxima edição iremos divulgar o Atelier e algumas das obras mais emblemáticas de António Teixeira Lopes. Fiquem bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário