terça-feira, 31 de outubro de 2017

Casa-Museu TEIXEIRA LOPES - (01)


Meus caros amigos, saímos de um museu e entramos noutro logo de seguida. Não era esta a nossa programação mas uma visita guiada para a qual fomos convidados, proporcionou as fotos da praxe e assim sendo vamos em frente porque a Casa-Museu Teixeira Lopes merece a maior divulgação.

Situada em Vila Nova de Gaia a Casa-Museu é um núcleo museológico instalado num edifício construído em 1895 para servir de residência e atelier de António Teixeira Lopes (1866-1942) sob o projecto de José Teixeira Lopes, irmão do Escultor.

O edifício nasce realmente como Casa-Museu em 1933 altura em que António Teixeira Lopes decide doar a casa e todo o seu espólio ao Município de Vila Nova de Gaia tendo sido o contrato interpretado como " Doação Onerosa ".

Em 1975, em edifício anexo foram inauguradas as Galerias Diogo Macedo, também ele escultor mas optando anos mais tarde pela actividade de crítico de arte tendo atingido grande notoriedade nacional e internacional.

Neste fantástico conjunto museológico podem apreciar-se magníficas colecções de arte ligadas à pintura, escultura e artes decorativas.

Na Pintura:

Estão ali representados nomes como Vieira Portuense, Silva Porto, José Malhoa, António Carneiro, Acácio Lino, Auguste Rodin, Abel Salazar, Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso Mdigliani, domingos Sequeira e Leopoldo de Almeida etc... etc...

Na Escultura:

António Teixeira Lopes, Soares dos Reis, José Sousa Caldas, José Maria Sá Lemos etc... etc...

Nas Artes Decorativas:

Existem no espólio centenas de peças oriundas de diferentes origens representando o que de melhor se produzia em cerâmicas nacionais com renome mundial.

A prosa vai longa mas esta Casa-Museu merece sem dúvida que se perca muito tempo com ela. Este Blogue que é eminentemente fotográfico não resistíu e escreveu bastante menos do que seria necessário para vos levar connosco através das próximas edições.

Ufaaaaaaaa... vamos às imagens de hoje:













Continuaremos amanhã com nova edição e muitas obras de arte. Até lá. Fiquem bem.

3 comentários: