Hoje decidimos dar uma volta pelo exterior da Vila de forma a ficarmos identificados com a extensão das fortificações que ao longo dos séculos foram sendo acrescentadas, de modo a fortalecerem este verdadeiro Baluarte.
Descemos em direcção a uma das torres de vigia com cuidados redobrados pois que o piso de Xisto, bastante irregular,não merecia muita confiança. Rodeamos depois a muralha para entrarmos de novo na Vila pela Porta de Alcoba. Seguem as imagens:
Aspecto do acesso à torre de vigia, sempre acompanhados pela paisagem única da planície alentejana.
As torres que ladeiam a Porta de Évora e um lanço de muralha que nos dá uma ideia aproximada das dimensões da mesma.
No trajecto, anexa a um dos reforços das muralhas, encontramos esta construção. trata-se da Capela Votiva de São João Batista edificada no Séc. XIV. Diz-se todavia que pode ter sido uma Cuba Muçulmana dos Sécs. XI ou XII.
Chegamos à escadaria que nos leva a uma nova entrada...
...continuamos apreciando a beleza de toda esta estrutura até que...
... acedemos finalmente à Porta de Alcoba, um dos quatro acessos existentes na fortificação.
Voltamos ao interior, decidindo procurar um local para descansar um pouco e matar a sede dado que as temperaturas perto dos 40º sempre nos acompanharam.
A qualquer momento aparece um detalhe para fotografar.
UFA!!! Uma porta salvadora aberta. Pastelaria "A CISTERNA"
Respiramos Sol no exterior e Toiros no interior!!! Ocupamos uma mesa, refrescamos a alma e preparamos os planos para o dia seguinte. Até lá.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMagnifico registo e detalhes muito bem registados. E que nos dá a conhecer esta magnifica História da Vila Medieval - MONSARAZ. Parabéns.
ResponderEliminarTrabalho mafgnífico. abraço e BFS
ResponderEliminar