segunda-feira, 20 de junho de 2022

MUSEU MILITAR DE ELVAS - 05

 Chegamos finalmente ao 5º capítulo com o qual decidimos encerrar mais uma reportagem fotográfica.

São elas a alma e a razão de ser deste Blogue.

A que hoje termina, a exemplo de muitas outras que já publicamos, vive de imagens que têm como intenção despertar em cada um de vós a vontade de visitar os locais ou até mesmo pesquisar a fundo a sua história e os seus inúmeros detalhes. 

Para este capítulo final reservamos a visita aos parques exteriores do complexo pois era grande a nossa curiosidade em olhar bem de perto os Carros de Combate. A visita deixou-nos totalmente perplexos na medida em que, ao contrário dos equipamentos que se encontram muito bem preservados nos pavilhões do edifício, as peças que se encontram no exterior apresentam um estado de degradação tal que não deixa ninguém indiferente.

Os Tanques e Carros de Combate que se encontram protegidos por coberturas escapam, agora os que se encontram a céu aberto estão num estado deplorável. A continuarem neste abandono melhor será retirarem essas peças do Museu para não envergonharem o País e aqueles que, pelo País, envergaram uma farda.

Muitos detalhes ficaram por divulgar. Se o fizéssemos este trabalho poderia ficar cansativo ou mesmo fastidioso.

Para terminar, de forma mais agradável, fica a imagem do Carro de Combate que se encontra à entrada do Museu. Tem lugar de destaque o que lhe dá seguramente direito a pintura nova sempre que necessário.

Vamos ás imagens:










Como palavras finais diremos que a nossa espectativa é sempre a de que, quem aqui nos segue, tenha apreciado este trabalho e, se não conhece o Museu, fique com vontade de visitá-lo. Seria bom que trabalhos como este possam ser vistos por quem tenha poder de decisão para corrigir o que está mal e aqui, os equipamentos dos parques exteriores, estão mesmo muito mal tratados.

Na despedida dizer-vos: Fiquem bem e... atentos. Nós voltaremos.



domingo, 19 de junho de 2022

MUSEU MILITAR DE ELVAS - 04

 Entramos no 4º capítulo e podemos desde já afirmar que este será o penúltimo desta saga. 

Destinado á secção dos  transportes, para além das viaturas mais antigas de tração animal apresentamos imagens de viaturas contemporâneas, muitas das quais desempenharam papel importante nas três frentes da chamada Guerra colonial.

Eu próprio utilizei algumas delas durante o tempo de serviço militar em Angola e não tenho dúvidas que muitos de vós, que venham consultar este blogue, irão reconhecer.

Vamos ás imagens:








As famosas Berliet que desempenhavam muitas vezes o papel de Rebenta Minas

O ínconfundivel Jeep

Os Mercedez. Alguns dos modelos ainda se vêm por aí a circular

E assim vos deixamos por hoje. O 5º capítulo aparecerá por aqui amanhã para encerrar mais este périplo fotográfico que nos deu muito gozo efetuar. Fiquem bem.


sexta-feira, 17 de junho de 2022

MUSEU MILITAR DE ELVAS - 03

 Bom, visitando aqui e ali e eliminando muitas das imagens captadas, já estamos a percorrer um terceiro capítulo.

De facto este Museu é imenso e quem pretender conhecê-lo em pormenor e identificar-se com todas as secções poderá ter que preparar um ou dois dias de visita.

Neste terceiro capítulo damos ênfase aos cuidados médicos. Poderão verificar que o estudo e tratamento dos Equídeos revestia  grande importância pois deles dependia fortemente o transporte dos equipamentos bélicos e não só, durante a 1ª Guerra Mundial.

Vamos às imagens sem mais demoras:

Secção dedicada aos Equídeos



Secção dedicada aos cuidados médicos para os Combatentes








Máscaras destinadas à protecção contra ataques com Gás


Concluímos deste modo o terceiro capítulo deste trabalho fotográfico. A reportagem vai continuar, segundo os nossos cálculos, por mais um ou dois blocos. Esperamos que continuem a gostar e a desfrutar destas imagens.
Fiquem bem e... atentos.






quinta-feira, 16 de junho de 2022

MUSEU MILITAR DE ELVAS - 02

 Continuando a nossa viagem fotográfica através do Museu Militar de Elvas decidimos dedicar o capítulo Nº2 aos equipamentos de transmissões e aos Instrumentos que as Bandas utilizaram em épocas distintas.

O acervo exposto nos vários salões é um manancial sem fim que nos leva a reduzir de forma considerável o número de fotografias, sob pena de tornarmos o blogue demasiadamente extenso ou até fastidioso.

Vamos então às imagens que seleccionamos para este capítulo:

Secção de Transmissões






Secção Instrumental





E assim terminamos. voltaremos amanhã com novas imagens que ilustram de forma muito interessante como o exército tratava a saúde dos seus homens e também dos animais que tão importantes eram para o transporte dos equipamentos bélicos e não só.
Fiquem bem e... atentos.





quarta-feira, 15 de junho de 2022

MUSEU MILITAR DE ELVAS - 01

 Depois de um interregno de aproximadamente dois anos, a que não foi isenta de culpa a Pandemia, decidimos regressar hoje com uma reportagem, como sempre fotográfica e bem interessante, sobre o Museu Militar de Elvas, a qual se irá desenrolar ao longo alguns capítulos.

UM POUCO de HISTÓRIA

O espaço do Museu Militar de Elvas contém um dos mais importantes acervos bélicos de Portugal Continental apresentando peças com mais de três Séculos de existência.

Instalado no interior de fortificações abaluartadas (1645-1653) onde esteve sediado o Regimento de Infantaria 8, o Museu Militar possui um espólio de grande qualidade histórica que começa a manifestar-se no Salão de Hipomóveis e Arreios Militares, no Salão da História do Serviço de Saúde do Exército, na área reservada ás Transmissões e até mesmo na área dedicada aos instrumentos das Bandas Militares.

Seguem-se as imagens que seleccionamos para este primeiro capítulo, dedicado aos Hipomóveis e Arreios Militares. 

Aspectos da área exterior do Museu








Imagens do Salão de Hipomóveis








 Por aqui ficamos hoje. Esperamos que tenham gostado. Diariamente  produziremos os restantes capítulos previstos para esta reportagem. Fiquem bem e... atentos.