quarta-feira, 22 de julho de 2020

PAÇO dos DUQUES de BRAGANÇA - 01


Situado na cidade de Guimarães, nos terrenos próximos ao Castelo, o Paço dos Duques de Bragança, habitualmente conhecido pelo Paço dos Duques, foi mandado construir no Séc. XV por D. Afonso, 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos ( filho ilegítimo de D. João I e de D. Inês Pires Esteves ) quando decidiu casar-se com D. Constança de Noronha.

Foi habitado durante o Séc XV até ao momento em que os Duques decidiram transferir-se para o Paço Ducal de Vila Viçosa. 
A partir desse momento ficou sujeito a assaltos e pilhagens levando a que nos séculos seguintes sofresse total abandono e ruína que só foi travada na primeira metade do Séc XX.

De facto entre 1937 e 1959 foi realizada uma complexa e controversa obra de restauro sob projecto do Arquitecto Rogério de Azevedo ficando então o Paço a depender da Direcção Regional da Cultura do Norte.

Actualmente o Paço dos Duques de Bragança integra no 1º piso um Museu e no 2º piso uma ala destinada à Presidência da República.

A primeira parte deste trabalho faz uma pequena homenagem a D Afonso Henriques, o fundador da nacionalidade e ao seu maravilhoso castelo. No que respeita ao Paço, está focada na sua Arquitectura exterior e interior. Na próxima edição dedicar-nos-emos às salas e ao recheio.

Vamos às imagens:













Ficamos por aqui hoje. A Próxima edição será publicada amanhã e daremos continuidade à divulgação deste belo edifício que faz parte da nossa história.
Até amanhã. Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário