Obra Prima de Mateus Vicente de Oliveira o Palácio de Queluz é idealizado e mandado construir em 1747 por D. Pedro de Bragança, futuro D. Pedro III consorte de D. Maria I.
Após o incêndio do Palácio da Ajuda em 1794 passou a ser habitado pelo rei D. João VI e pela família real desde 1794 até 1807, altura em que partíu para o Brasil como consequência das invasões francesas.
Este belo Palácio é uma das últimas grandes construção realizadas na Europa em estilo Rococó e neoclássico. Com as devidas diferenças em área e volumetria, mas dadas as várias semelhanças, tem sido frequentemente apelidado de " Versalhes Português. "
Muito mais haveria para dizer mas, dadas as características essencialmente fotográficas deste blogue, remetemos os nossos visitantes interessados para as muitas páginas da internet onde este Palácio se encontra muito bem detalhado.
As imagens de hoje:
Terminamos aqui esta primeira edição dedicada ao Palácio de Queluz. Outras se seguirão com regularidade para que não se perca o impacto deste edifício soberbo. Até já. Fiquem bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário