domingo, 31 de agosto de 2025

CONVENTO de CRISTO - 04

 A CHAROLA ( capítulo final )

A planta interior da Charola define-se em volta dum espaço central octogonal circundado por um ambulatório.

Encimado por Merlões Chanfrados o exterior é assinalado pela Torre Sineira e por pesados contrafortes que estabelecem um claro contraste entre uma arquitectura de carácter militar em contraste com um interior de rara beleza.

A Charola encontra-se hoje essencialmente vocacionada para funções culturais e turísticas.

Seguem-se as imagens finais:







 

Termina deste modo a reportagem dedicada à Charola Templária. Esperamos que tenham gostado. Daremos continuidade a este Blogue apresentando imagens do Convento de Cristo e posteriormente da Igreja Manuelina.

Fiquem bem e atentos. 
 

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

CONVENTO de CRISTO - 03

A CHAROLA  ( Continuação )

A edificação da Charola seria alvo, ao longo dos tempos, de inúmeras adaptações que modificariam a sua função inicial ( Oratório dos Cavaleiros Templários ). 

Foi no reinado de D. Manuel I que se decidiu alterar o acesso à Charola. 

O acesso existente do lado nascente, foi transferido para o lado poente, permitindo que a nova entrada se fizesse  através dum arco triunfal que comunicava com a recém edificada Igreja Manuelina.

A  alteração promoveu definitivamente a passagem da Charola a Capela - Mor do novo templo.

Mais algumas imagens captadas neste belo edifício:







Terminamos aqui este segundo capítulo. tentaremos concluír amanhã a reportagem sobre a Charola. Fiquem bem e... atentos.
 

 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CONVENTO de CRISTO - 02

 A Charola Templária

A Charola era naquela época o Oratório privativo dos Cavaleiros Templários, no interior da Fortaleza.

Inspirada na arquitectura da Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém é um dos poucos templos que, na época Medieval europeia, apresenta um formato de rotunda.

A sua construção teve início entre os anos 1160 a 1190 tendo sido finalizada entre os anos 1230 a 1250. A planta do edifício desenvolve-se em volta dum espaço octogonal central que por si próprio se projecta em 16 faces que formam a parede exterior do deambulatório.

Na sua magnífica Abóboda, é possível admirar hoje várias pinturas quinhentistas que foram postas recentemente a descoberto, durante um período de restauro efectuado há relativamente pouco tempo. 

Vamos agora às imagens que seleccionamos para este capítulo:








 Terminamos por aqui hoje.

Esperando que estejam a gostar deste trabalho fotográfico informamos que a Charola merece mais duas séries de imagens. Assim sendo, voltaremos amanhã com a segunda e fecharemos no fim de semana. Mas fiquem atentos pois voltaremos na próxima segunda-feira com o Convento de Cristo seguindo-se a Igreja Manuelina.

Fiquem bem. 

  


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

CONVENTO de CRISTO - 01

 
Edificado entre os Séculos XII e XVIII na Cidade de Tomar, o chamado Convento de Cristo é um conjunto arquitectónico que incluí o Castelo Templário, a Charola Templária, a Igreja Manuelina e o Convento Renascentista da Ordem de Cristo.
 
Ao abordar este tema julgo ser do maior interesse escrever um pouco sobre a história deste complexo conjunto de edifícios.
Foi durante o reinado de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal (1160) que se iniciou a construção do Castelo que, aínda hoje conserva a memória dos Monges Cavaleiros.
 
Foram várias as figuras históricas que, ao longo dos Séculos, ficaram ligadas às inúmeras intervenções que o conjunto sofreu as quais passo a nomear: Gualdim Pais ( Fundador da Cidade de Tomar ), Infante D. Henrique, o Rei D. Manuel I, o Rei D. João III e Filipe II de Espanha.
 
O Convento de Cristo foi classificado Monumento Nacional em 1910 e pela Unesco Património Mundial em 1983.
 
Neste capítulo seguem-se imagens do castelo Templário:
 





 Com algumas imagens do Castelo Templário finalizamos por hoje. Como este conjunto arquitectónico tem muito para vos mostrar prometemos voltar amanhã, dando continuidade à reportagem. Fiquem bem e... atentos.