quarta-feira, 30 de outubro de 2024

PALÁCIO dos CONDES de ANADIA - (01)

Localizado em Mangualde, há que retroceder no tempo até finais do Séc XVI para tomar conhecimento que a chamada " Casa dos Paes do Amaral " teria sido reabilitada e engrandecida pela mão de Gaspar Paes do Amaral, Capitão-Mor de Mangualde.

Mais de um Século passado, no 1º quartel do Séc. XVIII, Simão Paes do Amaral mandou reabilitar a antiga Casa sendo seu filho, Miguel Paes do Amaral, Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo a dar continuidade às obras que viriam a transformar uma pequena casa com capela num dos mais importantes Palácios Barrocos de Portugal.

As ditas obras que se arrastaram por mais de um século viriam a terminar em 1807 no tempo de Simão Paes do Amaral Quifel Barberino.

Nos inícios do Séc. XIX o casamento entre Simão Paes do Amaral Quifel Barberino, 10º Senhor da Casa de Mangualde, com Dona Maria Luiza de Sá Pereira de Menezes de Melo Sottomayor, 3ª Condessa de Anadia, deu origem a mudança do nome do palácio para:

PALÁCIO dos CONDES de ANADIA

Imagens do edifício:







 A enorme profusão de azulejos que reveste a quase totalidade do interior do Palácio causa o maior assombro a quem pela primeira vez o visita. Na Escadaria Real e no Salão Nobre os painéis setecentistas de azulejo enaltecem o poder de época e são um património inestimável da família Paes do Amaral.

Esperamos que este trabalho fotográfico vos tenha agradado. A próxima edição será dedicada aos interiores do Palácio. Fique bem e... atentos