sexta-feira, 23 de junho de 2017

MOSTEIRO de ALCOBAÇA (03)


Com a 3ª edição fechamos esta reportagem fotográfica dedicada a este emblemático monumento nacional.

Há muito mais para descobrir para lá destas imagens e por isso mesmo é nosso propósito voltar a Alcobaça e descobrir outros segredos que este Mosteiro encerra.

Vejam as fotos que encerram esta terceira edição, dispensando quaisquer legendas:













Assim terminamos com um forte agradecimento a todos aqueles que vêm seguindo as nossas reportagens fotográficas. Voltaremos logo que surjam novos motivos de interesse. Até lá. Fiquem bem.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

MOSTEIRO de ALCOBAÇA (02)


Um pouco mais tarde do que estava previsto damos início à 2ª edição dedicada ao Mosteiro de Alcobaça.

Partimos para esta edição com uma imagem da sala que dá acesso à zona da Sacristia onde a porta principal nos impressiona com a qualidade do estuque nela aplicado.

Encaminhamo-nos depois para o transepto onde se encontra o túmulo de Inês de Castro, não sem antes registarmos algumas obras de arte sacra de grande qualidade bem como o local onde se encontra instalado o Altar-Mor.

Finalizamos esta 2ª parte com o registo fotográfico do túmulo de Inês de castro, ele também uma obra prima da escultura tumular europeia.

Seguem as imagens:

Sala de acesso à Sacristia

Porta da Sacristia

Detalhes da porta da sacristia

Arte sacra

Arte sacra

Zona do Altar-Mor

Arte sacra

Arte sacra

Arte sacra


Perspectiva lateral esquerda

Perspectiva do trabalho escultórico

Detalhes do rosto

Os pés do túmulo

Detalhes do rosto

Perspectiva lateral direita

Disponível para todos

Finalizamos assim a 2ª edição dedicada a este fantástico Mosteiro de Alcobaça. terminaremos amanhã com as restantes imagens que captamos. Até lá. Fiquem bem.



quarta-feira, 21 de junho de 2017

MOSTEIRO de ALCOBAÇA (01)


O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou simplesmente Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra  em estilo inteiramente Gótico erigida em Portugal.

Completamente ligado à independência de Portugal ( 1139-1179 ) foi fundado por iniciativa do primeiro rei,  D. Afonso Henriques com doação dos terrenos a Bernardo de Cadaval da Ordem de Cister.
Diz-se que a motivação para tal construção ( iniciada em 1153 e terminada 100 anos depois ) se ficou a dever à vitória obtida na Batalha de Santarém.

Considerado Panteão Régio da monarquia portuguesa o Mosteiro de Alcobaça alberga os túmulos de D. Afonso II, D. Afonso III, Dona Beatriz ( mulher de D. Afonso III ), os seus três filhos e Dona Urraca ( primeira mulher de D.Afonso II ).

Alberga também os túmulos de D. Pedro I e de Dona Inês de Castro ( protagonistas duma bela história de amor ) datados do Séc. XIV, sendo considerados verdadeiras obras primas da escultura tumulária europeia.
Ambos os túmulos foram vandalizados, nomeadamente durante as invasões francesas tendo sido impossível fazer a sua recuperação total. Alguns dos estragos podem ver-se nas imagens.

O Mosteiro de Alcobaça cujas últimas dependências datam do Séc. XVIII é considerado um dos maiores e mais bem conservados conjuntos abaciais da Ordem de Cister em toda a Europa.

Como habitualmente produzimos uma interessante reportagem fotográfica que aqui deixamos à vossa apreciação. Hoje a primeira parte:

Mosteiro, fachada norte

Mosteiro, fachada norte

Detalhes da fachada principal ( oeste )


A Igreja

Perspectiva de conjunto

Nave principal

Nave principal

Nave lateral direita


Detalhes lateral direita

Detalhes lateral esquerda 

pormenor 01

pormenor 02

pormenor 03

Detalhes dos pés

Detalhes da cabeceira

E com as imagens do túmulo de D. Pedro I ficamos por aqui hoje. Amanhã voltaremos com mais uma edição pois seria desajustado incluír tudo numa edição única. Até amanhã. Fiquem bem.