O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como MOSTEIRO da BATALHA foi mandado edificar em 1386 por D. João I rei de Portugal para agradecer à Virgem Maria a Vitória na Batalha de ALJUBARROTA.
Monteiro Dominicano ele teria sido construído ao longo de dois séculos até próximo de 1517 período que abrangeu nada mais nada menos que sete reinados diferentes.
Sabe-se no entanto que em 1388 já ali viviam alguns Dominicanos.
De estilo Manuelino foi considerado monumento nacional em 1910, considerado património mundial pela Unesco e em 2007 considerado uma das sete maravilhas de Portugal.
Na sua complexa arquitectura, pelo facto de ter sido influenciada pelos vários reis que acompanharam a sua construção, são dignas de referência especial as seguinte estruturas: O Portal do Transepto, a Capela do Fundador ( onde se encontra o túmulo de D. João I e D. Filipa ) e as Capelas Imperfeitas também conhecidas como Panteão de D. Duarte.
Seguem as imagens:
Panorâmica
Vista lateral do Mosteiro e da Estátua equestre de Nuno Álvares Pereira
Estátua equestre de Nuno Álvares Pereira
Porta principal do Mosteiro
Detalhe da Porta principal
Perspectiva da fachada principal
Vista de conjunto do transepto do Transepto
Portal do transepto
Detalhes do Portal do Transepto
E assim terminamos esta primeira edição dedicada a este maravilha de Portugal. Outras edições darão continuidade à apresentação deste Mosteiro. Até lá. Fiquem bem.