sexta-feira, 19 de junho de 2015

Castelos e Fortalezas VII - Praça Forte de VALENÇA (03)


Assim chegamos hoje ao final desta nossa caminhada através das várias edificações e defesas que ao longo dos séculos foram construídas em Valença do Minho.

A fim de quebrar um pouco a austeridade do granito e a imensidão do verde da vegetação envolvente, decidimos penetrar no interior da Vila e percorrer rapidamente algumas artérias. Desse percurso ficam aqui também as imagens.

Esperamos que tenham gostado de nos acompanhar. Para quem não conhece ou para quem já lá tenha estado, que fique o desejo de efectuar uma visita ou um regresso para recordar.

Seguem as imagens:











O nosso próximo destino ainda está nos segredos dos deuses mas esperamos voltar com a periodicidade habitual,  antes que as férias nos batam à porta. Até lá. Fiquem bem.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Castelos e Fortalezas VII - Praça Forte de VALENÇA (02)


Cá estamos retomando a reportagem fotográfica que nos dispusemos a fazer em Valença do Minho. No anterior capítulo e concretamente neste, privilegiamos a divulgação das muralhas e da sua imensa extensão.
O interior da Praça Forte merece também uma visita e assim sendo, no próximo e último capítulo tencionamos apresentar algumas fotos com magníficos detalhes do local.

Seguem as imagens de hoje:









Como podem verificar através das imagens o perímetro das muralhas é enorme. Tivemos sorte em fazer esta reportagem numa ocasião em que toda a vegetação envolvente se encontra aparada permitindo visualizar todas as defesas da muralha que ao longo dos anos foram construídas.
Por hoje é tudo. esperamos concluir a reportagem na próxima semana. Até lá. Fiquem bem.



sábado, 6 de junho de 2015

Castelos e Fortalezas VII - Praça Forte de VALENÇA (01)


A fortificação de Valença remonta à transição entre os Séculos XII e XIII destinando-se à defesa da povoação e da travessia do rio.

Durante a Guerra Peninsular rendeu-se perante as tropas de General francês Soult ( 1809 ) as quais fizeram explodir a Porta do Sol.

Em 1828 aclamou D. Miguel mas acabou por ser tomada pelas tropas liberais em 1830.

Considerada a mais importante fortificação do Alto Minho, foi sujeita a várias obras de requalificação e restauro ao longo do Séc. XX.

A zona urbana de Valença, no seu interior, é digna de visita obrigatória pelo seu estilo arquitectónico e pelo seu ambiente tradicional.

Para quem não conhece espero que as imagens suscitem o desejo duma visita:









Continuaremos em Valença durante o fim de semana e vos daremos conta de mais imagens num próximo capítulo. Até lá. Fiquem bem.