sábado, 6 de janeiro de 2018

MUSEU da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA - ( 03 )


Finalizamos hoje a reportagem fotográfica que realizamos durante a visita a este interessante e histórico Museu.

Dedicamos hoje um pouco de texto à história do Convento do Carmo onde mais tarde se instalou o Quartel da Guarda e recentemente o Museu.

O Convento foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira, como já foi dito na edição anterior, tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1389. Ocupado de início pelos frades Carmelitas foi posteriormente doado à Ordem do Carmo, braço espiritual dos Hospitalários em 1423.

Imponente na sua arquitectura gótica sofreu uma primeira derrocada durante o terramoto de 1531. Reconstruído em 1580 entra de novo em declínio com a perda da independência de portugal. Com a restauração da independência em 1640 é novamente revitalizado pelo Condestável e finalmente chega a decadência total com o terramoto de 1755.

Em 1845 passou a funcionar como Quartel e Comando-Geral das guardas em Portugal. Ainda hoje lá se mantém o Comando-Geral da GNR.

Ao longo da sua história o Convento viveu alguns dos mais importantes acontecimentos da nossa história. Foi o último bastião da monarquia que caíu em 5 de Outubro de 1910. Ali terminaram algumas das revoltas e revoluções em que a 1ª republica foi pródiga. Foi um dos principais palcos da Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974.

E dito isto, vamos às imagens finais:













Assim concluímos mais uma visita a um local emblemático que merece bem ser conhecido. Para além dos objectos patentes ao público ( dos quais só uma pequena parte aqui mostramos ) existe também bastante informação escrita. Voltaremos na primeira oportunidade em que tenhamos matéria que o justifique. Até lá. Fiquem bem.

1 comentário: