segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

MOSTEIRO MEDIEVAL de PEDROSO


Situado na freguesia de Pedroso, concelho de Vila Nova de Gaia este mosteiro pertenceu à Ordem de São Bento.

Há elementos documentais que referem a sua fundação entre os séc. X e XI baseando-se numa escritura datada do mês de Fevereiro de 1046 que se relaciona com a edificação do mosteiro por ordem de Ederónio Alvitiz e sua esposa.

Momento de grande relevo no historial deste mosteiro tem a ver com o facto de aqui ter vivido Frei Pedro Julião o qual viria a tornar-se no Papa João XXI.

À época da expulsão dos Jesuítas o conjunto Igreja, Mosteiro e Quinta teria sido desmenbrado com a venda da Quinta a privados e destruição do Claustro.

Felizmente manteve-se a Igreja, intocável até aos nossos dias e modernizado o seu interior de modo a poder desempenhar as actividades de culto e o papel de Matriz da freguesia.

Esta Igreja Medieval está declarada de interesse público desde 14 de Maio de 2014.

Seguem as imagens que captamos:















Aqui fica o testemunho da existência de mais um elemento da nossa história medieval que merece destaque. Na nossa opinião a transformação do interior do mosteiro em igreja tradicional descaracterizou-o o que é lamentável mas... neste país...
Esperamos voltar em breve. Fiquem bem.


1 comentário:

  1. É triste, penoso e lamentável que não se faça referência à interversão que o Mosteiro de Pedroso - Vila Nova de Gaia, sofreu em termos do edifício. Existem fotografias deste Mosteiro só com uma torre, e numa intervenção, acrescentaram outra torre igual à primitiva, desvirtuando, descaracterizaram toda a fachada do Mosteiro. hoje poderia ser, não só uma OBRA DE INTERESSE PÚBLICO, mas TAMBÉM NACIONAL. A partir do momento em que o EDIFÍCIO foi descaracterizado deixou de se poder arrecadar outro Título, mas enfim somos PORTUGAL, e é como diz...neste País.
    Em complemento, direi que segundo a Crónica dos Padres Jesuítas de Portugal p.191, "DESDE 12 DE DEZEMBRO DO ANO DE 1560 O MOSTEIRO DE PEDROSO DEIXOU, DE PERTENCER, EFECTIVAMENTE, À ORDEM DE S.BENTO, DANDO-SE INÍCIO A UMA NOVA FASE NA SUA JÁ LONGA HISTÓRIA, QUE SE VIRÁ A PAUTAR POR CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES EM RELAÇÃO À PRECEDENTE. APONTÁ-LAS, ANALISÁ-LAS À LUZ DE UM OUTRO TIPO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO AJUSTADO AOS PRINCÍPIOS E VONTADES DE UMA OUTRA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA - OS DA COMPANHIA DE JESUS - É UM DOS OBJECTIVOS DO NOSSO ESTUDO. (A Administração Jesuíta do Mosteiro de Pedroso de 1560 aos finais do séc.XVII - Isilda Braga da Costa Monteiro).

    ResponderEliminar