terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MOSTEIRO MEDIEVAL De GRIJÓ


O Mosteiro de São Salvador de Grijó mais conhecido como Mosteiro de Grijó teria sido fundado no ano de 922 no lugar de Muraceses por dois irmãos clérigos, D. Guterre e D. Ausindo tendo vindo a adoptar o hábito e as regras da Ordem de Santo Agostinho no ano de 938.

Transferido no ano de 1122 para o local onde hoje se encontra viu a sua igreja finalmente sagrada pelo então Bispo do Porto D. Pedro Salvadores.

O avançado estado de ruína em que se encontra no Séc. XVI leva a que, em 1535, D. João III decida efectuar a sua transferência para o Mosteiro da Serra do Pilar.
Esta atitude do Rei não foi bem aceite por uma grande maioria dos clérigos e o eco deste desacordo motivou o Papa Pio V a separar de novo  Mosteiros fazendo regressar os monges a Grijó.

Entre 1572 e 1629 decorreram as obras de reabilitação do Mosteiro, o qual seria definitivamente extinto em 1770 sendo todos os seus bens transferidos para o Convento de Mafra.

Na ala norte do Claustro do Mosteiro é possível apreciar o Túmulo de D. Rodrigo Sanches, filho bastardo de D. Sancho I que, ferido em combate, morreu às portas deste Convento.
Este túmulo românico, mandado construir por sua irmã D. Constança está considerado como monumento nacional.

No exterior do Mosteiro podem ser apreciadas duas lápides em mármore. Uma refere o cemitério dos soldados que aqui morreram durante as invasões francesas e a outra é dedicada ao célebre escritor Júlio Dinis que aqui se teria inspirado para escrever "As pupilas do senhor Reitor" e "A Morgadinha dos Canaviais"

Vamos às imagens:

















Aqui fica mais um pequeno excerto que não passa duma "gota no oceano" da nossa tão rica história mas, é isto mesmo que nos move, indo à descoberta das pequenas histórias por vezes tão pouco divulgadas. Fiquem bem e... até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário