sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Casa-Museu TEIXEIRA LOPES - (04)


Nesta quarta edição vamos encaminhar-nos para o atelier do artista não sem antes percorrermos algumas outras salas, onde encontraremos várias e belas peças das colecções de obras decorativas, de mobiliário e de arte Africana.

Visitamos também o edifício anexo onde se encontram as galerias Diogo Macedo das quais vos deixamos aqui uma imagem com a perspectiva de uma das suas salas.

Ao entrar no atelier uma das primeiras obras que podemos avaliar é uma maqueta em gesso e em tamanho reduzido das Portas da Candelária.

Estas portas são uma das obras mais emblemáticas e também premiadas do artista .
A sua dimensão obrigou à construção um atelier com pé direito muito elevado e, depois de  fundidas em bronze, estiveram presentes na exposição de Paris e encontram-se colocadas na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, na cidade do Rio de Janeiro, para a qual foram encomendadas.

Seguem as imagens de hoje:








Sala da arte africana

Uma das salas das galerias Diogo Macedo

Maqueta em gesso das Portas da Candelária

Perspectiva do atelier com algumas peças e exposição

Outra perspectiva do atelier

Na próxima edição passaremos a outras salas deste belo museu e iremos detalhar o melhor que pudermos e soubermos as várias e belas  obras, de arte escultórica, que António Teixeira Lopes dos legou. Fiquem bem.




Sem comentários:

Enviar um comentário