quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Casa-Museu TEIXEIRA LOPES - (03)


Entramos hoje na Casa. Para lá da porta do alpendre vamos encontrar um belo corredor onde se vislumbram de imediato pinturas e obras de arte de grande valor pertencentes às colecções do escultor.

Uma porta à esquerda franqueia-nos o acesso à parte intima da casa onde encontramos o quarto de António Teixeira Lopes, o seu escritório e uma bela zona de estar.

Toda esta área se encontra também repleta de belíssimas peças que não deixam ninguém indiferente.

Saíndo deste local e tomando de novo o corredor vamos ter acesso ao Salão. Aqui, onde existe um palco aconteciam ao tempo de Teixeira Lopes espectáculos de vária ordem com a presença de artistas de renome mundial ligados à música, ao canto, à poesia e ao teatro.

Hoje em dia, e não raramente, acontecem neste salão eventos vários normalmente organizados pela direcção do museu ou pelo município de Vila Nova de Gaia.

Vamos então às imagens de hoje:

O corredor de acesso à zona íntima e ao salão

Detalhes da zona íntima

Detalhes da zona íntima

O escritório

Pormenores do escritório

No escritório existe este quadro, oferta do rei D. Carlos, devidamente dedicado e assinado

Vista da sala de estar

Cama com dossel, no quarto

Outro ângulo do quarto

Uma perspectiva de conjunto

Um recanto do salão

O salão ( vista do conjunto). Uma das portas ao fundo servia de entrada aos artistas e a outra comunicava directamente com a casa dos pais de escultor.

Por aqui ficamos hoje. Na próxima edição iremos divulgar o Atelier e algumas das obras mais emblemáticas de António Teixeira Lopes. Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário