quarta-feira, 21 de junho de 2017

MOSTEIRO de ALCOBAÇA (01)


O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou simplesmente Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra  em estilo inteiramente Gótico erigida em Portugal.

Completamente ligado à independência de Portugal ( 1139-1179 ) foi fundado por iniciativa do primeiro rei,  D. Afonso Henriques com doação dos terrenos a Bernardo de Cadaval da Ordem de Cister.
Diz-se que a motivação para tal construção ( iniciada em 1153 e terminada 100 anos depois ) se ficou a dever à vitória obtida na Batalha de Santarém.

Considerado Panteão Régio da monarquia portuguesa o Mosteiro de Alcobaça alberga os túmulos de D. Afonso II, D. Afonso III, Dona Beatriz ( mulher de D. Afonso III ), os seus três filhos e Dona Urraca ( primeira mulher de D.Afonso II ).

Alberga também os túmulos de D. Pedro I e de Dona Inês de Castro ( protagonistas duma bela história de amor ) datados do Séc. XIV, sendo considerados verdadeiras obras primas da escultura tumulária europeia.
Ambos os túmulos foram vandalizados, nomeadamente durante as invasões francesas tendo sido impossível fazer a sua recuperação total. Alguns dos estragos podem ver-se nas imagens.

O Mosteiro de Alcobaça cujas últimas dependências datam do Séc. XVIII é considerado um dos maiores e mais bem conservados conjuntos abaciais da Ordem de Cister em toda a Europa.

Como habitualmente produzimos uma interessante reportagem fotográfica que aqui deixamos à vossa apreciação. Hoje a primeira parte:

Mosteiro, fachada norte

Mosteiro, fachada norte

Detalhes da fachada principal ( oeste )


A Igreja

Perspectiva de conjunto

Nave principal

Nave principal

Nave lateral direita


Detalhes lateral direita

Detalhes lateral esquerda 

pormenor 01

pormenor 02

pormenor 03

Detalhes dos pés

Detalhes da cabeceira

E com as imagens do túmulo de D. Pedro I ficamos por aqui hoje. Amanhã voltaremos com mais uma edição pois seria desajustado incluír tudo numa edição única. Até amanhã. Fiquem bem.







3 comentários:

  1. Mais uma boa reportagem. Fico a aguardar novo conjunto de fotos e respectiva explicação. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma boa reportagem. Fico a aguardar novo conjunto de fotos e respectiva explicação. Parabéns.

    ResponderEliminar