sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Castelos de Portugal - BRAGANÇA (01)


Caros amigos, para além das Aldeias Históricas que tenho vindo a destacar nestas páginas, também os Castelos, por maioria de razão, têm muito a ver com a história do País.

Fazendo jus ao Título deste Blogue e ao porquê da sua criação vou dar início a algumas edições destinadas aos nossos Castelos.

Sei que a empreitada é pesada pois existem muito mais castelos do que se poderia supor mas, como quem corre por gosto não cansa... espero ir dando conta do recado e levar a " Carta a Garcia ".

Veremos!!!

Ora bem, comecemos com Bragança, bem lá no Norte. Não pretendo escrever muito pois as informações existem e são pródigas em várias páginas da Net.

Aceita-se que a primeira linha defensiva da região teria sido construída no reinado de D. Sancho I, mais propriamente em 1187.
Só nos finais do Séc. XIII com D. Dinis, este teria mandado construír um novo castelo sobre as ruínas de outros tantos que foram sendo destruídos durante os vários conflitos que se desencadearam na região.
Deste chamado Castelo Novo, ou a partir dele, se teria edificado aquele que hoje podemos admirar.

Considerado monumento nacional em 1910 é ali instalado em 1936 um interessante e histórico museu militar que merece uma visita.

E dito isto vamos às imagens desta primeira de três edições:

Vista geral do Castelo

A Torre de menagem

A porta do Sol


Interior da porta do sol

A torre da Princesa ( pesquisem a lenda )

Um dos baluartes

A torre da Princesa e detalhe da muralha


Ameias de uma das torres

Panorâmica da cidade captada nas muralhas

Entrada na torre de menagem para o museu

Na próxima edição visitaremos o museu militar. Fiquem bem e... atentos.
Até lá.



1 comentário: