sexta-feira, 15 de maio de 2015

Castelos e Fortalezas VI - Castelo de SESIMBRA (01)


O Castelo de Sesimbra também conhecido como Castelo dos Mouros eleva-se 240 metros acima do nível do mar o que permite visualizar do alto das suas muralhas uma paisagem de rara beleza em seu redor.

Trata-se duma fortificação militar que testemunha a presença Românica e Islâmica no local e que teria sido tomada por D. Afonso Henriques em 21 de Fevereiro de 1165, dezoito  anos após a conquista de Lisboa ( 1147 ).

Na muralha ameada existem quatro baluartes seiscentistas ( dois a norte e dois a sul ) e rasgam-se duas portas: A Porta do Sul e a Porta da Azóia.
Dentro do perímetro da muralha encontra-se a igreja de Nª. Sª. do Castelo erguida em 1160 e restaurada em 1721 bem como o que resta da Casa da Câmara.

Iniciaremos esta descoberta com uma primeira caminhada ao longo dos panos da muralha em direcção ao Castelo propriamente dito e concluíremos com mais dois capítulos.

Eis as imagens escolhidas para esta primeira abordagem:










As imagens falam por si de modo que assim terminamos por hoje. Voltaremos na próxima 6ª feira. Até lá. Fiquem bem.



2 comentários:

  1. Uma imagem forte e muito bem enquadrada. Excelente e completa descrição, revelando a densidade e a riqueza da nossa História.

    ResponderEliminar
  2. Uma imagem forte e muito bem enquadrada. Excelente e completa descrição, revelando a densidade e a riqueza da nossa História.

    ResponderEliminar