sexta-feira, 1 de maio de 2015

Castelos e Fortalezas IV - Castelo de GUIMARÃES


Marcado por inúmeros episódios que deram origem à Nação Portuguesa, o castelo de Guimarães terá sido edificado sobre uma primeira estrutura mandada construir por Mumadona Dias após ter herdado de seu marido as terras de Portucale. Estava essencialmente destinada à protecção das populações  e dos ataques ao Mosteiro que também ali mandara edificar. Estávamos no Séc.X.

Mais tarde, no Séc. XII, Afonso VI de Leão decide doar as terras a D. Henrique de Borgonha,  como paga da ajuda prestada no combate aos povos árabes, fundando o Condado Portucalense.

Com D. Teresa de Leão, sua esposa, D. Henrique instala-se no Castelo e após obras e melhoramentos vários entre os quais a construção da Torre de Menagem e reforço das suas defesas, torna o castelo na sua residência habitual.
É durante esse período que o castelo assiste ao nascimento de D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal.

Detentor de grande importância durante os séculos em que as disputas entre Portugal e Castela eram frequentes, o seu declínio tem início no Séc XVI tendo sido classificado como Monumento Histórico em 1881 no reinado de D. Luis.

É hoje considerado Monumento Nacional.

Seguem as imagens:












E está cumprido por hoje este nosso projecto. Prometemos continuar na próxima 6ª feira. Até lá. Fiquem bem.







1 comentário:

  1. Um dos Ícones da nossa História. Excelentes fotografias. Pbs

    ResponderEliminar