quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BELMONTE, Aldeia Histórica (02)


                                                                   Capítulo II

A Caminho do Castelo

Após uma curta visita ao Museu Judaico apreciamos os belos detalhes do jardim fronteiro e iniciamos o percurso que nos levaria ao Castelo.

Belmonte é uma Vila airosa, onde os jardins e as flores são uma presença constante. Nesta pequeno recanto ajardinado pode apreciar-se uma peça ligada à produção do Azeite. Em Belmonte existe mesmo um Museu do Azeite que nesta digressão não conseguimos visitar.

Alguns metros acima encontramos um belo conjunto arquitectónico medieval. O famoso templo românico de Santiago (Séc. XIII) e a seu lado, a Capela anexa dos Cabrais (Séc. XV) também conhecida como Panteão dos Cabrais.


Vista da fachada principal do Panteão dos Cabrais.

Isolada deste conjunto fica a torre sineira de construção oitocentista.

Continuando em direcção ao Castelo, vamos apreciando pelo caminho lindas floreiras até que ao lonje vislumbramos já a Torre de Menagem do Castelo.

À nossa esquerda uma construção granítica rectangular chamada " A TULHA " que não é senão um edifício construído no Sèc. XVIII destinado a armazenar as rendas da família Cabral. Poder-lhe-emos chamar CELEIRO.

Deixo-vos por hoje com os detalhes deste belo candeeiro dos muitos que proliferam nas ruas de Belmonte. Preparem-se pois na próxima página chegaremos finalmente ao Castelo. Até lá.

1 comentário: